AGBEANOS(AS), GEÓGRAFOS(AS), SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS

domingo, 27 de janeiro de 2013

Nota de Apoio ao MST e Nota de pesar pela morte do camarada Cícero Guedes


A AGB Seção Local São João Del - Rei, Minas Gerais, vem manifestar seu apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST), devido ao falecimento do camarada Cícero Guedes de 49 anos de idade no município de Campo dos Goytacazes (RJ).
A Seção Local São João Del – Rei se manifesta desta maneira por entender que um dos pilares básicos de qualquer sociedade que visa o respeito e a equidade social é o direito a terra.
A luta deste trabalhador é uma luta por sobrevivência em um sistema desigual que a todo o momento tenta coloca-los como menos dignos dos seus direitos do que aqueles(as) com maior poder aquisitivo. Essa morte foi um grito de liberdade que este trabalhador tentou ecoar para toda sociedade. É um grito que vem depois de uma resistência cotidiana as feridas latentes do capital onde cada vez a violência contra o camponês é mais gritante na sociedade brasileira.
A morte do camarada Cícero Guedes é mais uma prova em relação a lentidão do INCRA que sempre favoreceu o latifundiário e manchando as terras com sangue dos oprimidos.
Em séculos de hegemonia do latifúndio, continuar lutando contra sua obra é seguir lutando com o “otimismo da vontade” por transformações profundas das condições de vida dos assentados, por uma sociedade mais justa e livre de toda forma de exploração e opressão.

AGB Seção Local São João Del – Rei, janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário